quinta-feira, 27 de maio de 2010

Município Preto e Cinza

Olá!
Acessando o site da prefeitura buriense o internauta se depara com o selo "Município Verde Azul" estampado no canto superior esquerdo da tela. A grosso modo, tal certificação significa que nossa cidade cumpre com 10 Diretivas Ambientais fixadas pelo Governo do Estado de São Paulo, sendo elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
O grande objetivo do programa, sem dúvida, seria a preservação ambiental, mas, na prática, a maioria dos municípios firmou o "Protocolo de Intenções" com o Estado de olho na prioridade de repasse de verbas, já que as cidades melhor ranqueadas no projeto têm preferência no recebimento de ativos. Sem problemas, sendo esta uma das hipóteses aceitáveis da máxima de que os "fins justificam os meios".
O que sinceramente questiono são os métodos adotados pelo Estado para acompanhar o cumprimento dos municípios às metas estabelecidas.
Acredito que se os mesmos fossem sérios nossa cidade, ante a atuação da atual administração, não faria jus a tal certificação.
Com efeito, nosso alcaide não deu continuidade a coleta seletiva de lixo. Falo isto porque no dias em que ocorre a coleta em minha casa testemunho tanto os detritos orgânicos quanto os recicláveis indo para o mesmo compartimento do caminhão de lixo, embora eu os coloque em sacos distintos.
Na mesma senda, acredito que nunca se viu na história de Buri um ataque tão implacável contra a arborização urbana. Primeiro foram os arcos da Av. Dom Pedro II e Rua Cel. Licínio, depois a saudosa Praça da Matriz e agora as árvores do passeio público. Ontem foram cortados os frondosos pés de ficus que margeavam as casas da "Rua da Feira". Neste particular acredito que até os membros da UAB (lembrando: Uzistas Apaixonados Burienses) vão concordar que a medida “enfeiou” o logradouro.
E nossos cursos d'água? Ano passado a prefeitura iniciou obras margeando o Córrego da Biquinha (diz-se que seria para a construção de uma futura avenida), chegando a mudar o curso do córrego em um de seus trechos. Atualmente as mesmas encontram-se embargadas por falta de licenciamento dos órgãos ambientais.  
Ano passado, ao praticar mais um ato de perseguição contra mim, o alcaide desviou águas pluviais que desciam pela sarjeta da Av. Paschoal Spalutto que agora correm junto a minha cerca. Resultado: erosão e assoreamento do córrego existente próximo ao asilo. Nesta mesma avenida, desde que a ponte caiu, há 17 meses, um cano rompido despeja (ou ao menos despejava) esgoto sem qualquer tratamento no degradado Córrego da Biquinha.
Outra coisa: Alguém ouviu falar em qualquer ação da prefeitura no sentido de recuperar a mata ciliar outrora existente em nossa cidade? Existe na Capital da Amizade um viveiro municipal de mudas?
Em resumo, não precisa ser um Saraiva chato como eu para perceber que nada, ou  quase nada,  está sendo feito em nossa cidade para se preservar o meio ambiente e justificar a outorga do título de “Município Verde Azul” a Buri.
E pensar que o Partido Verde apoiou o Garoto do Fantástico, faz parte da bancada governista na Câmara e gere a Secretaria Municipal do Meio Ambiente!
Se o Executivo Municipal continuar a concentrar seus esforços exclusivamente em asfalto e concreto, só nos sobrará o verde pintado nas fachadas dos prédios públicos e o azul do tubarão...




12 comentários:

Anônimo disse...

Seu Saraiva, adorei o texto e, infelizmente acho que o futuru do nosso munícipio será preto e cinza e bem limpo sendo que o caminhão pipa lava diariamente a nossa Buri... como ensinar as crianças a não desperdiçar a tão Sagrada Água.... que tristeza.

Feliz disse...

Ah se inveja matasse. Muita gente não existiria, muito menos esse blog.
Acho interessante ficar procurando "pêlo em ovo", pois é difícil ser oposição quando o prefeito é honesto, quando "FAZ", (não é como os outros que só falavam e não faziam NADA, ops faziam alguma coisa sim tipo: Roubar).
É legal esse blog, pois da pra perceber que a política em buri mudou, antes se falava dos prefeitos "só rouba, não faz nada", hoje nesse blog por exemplo se critica as coisas que o prefeito está fazendo. Isso é bom.
Quando os cabeças inchadas quiserem fazer alguma coisa no município do jeito de vocês, se candidatem a prefeito e ganhe as eleições.
obrigado

Rafael Saraiva disse...

Ops! Me lembrei do Maluf.

Não basta fazer, tem quer ser bem feito.

Fazer obras questionáveis e que em nada favorecem ao povo não atesta a competência de ninguém, vide nossa praça da Matriz.

Pena que o Feliz ainda divida a população em "vencedores" e "cabeças inchadas"...

Se o raciocínio do colega fosse regra, 7000 eleitores burienses não poderiam questionar o atual alcaide e nem reivindicar qualquer coisa junto ao poder público, noutras palavras, o Solteirão Global estaria governando apenas para o terço do eleitorado que o elegeu (38%), ou seja, puro absurdo.

Abraços,

Saraiva

Anônimo disse...

VERDE!!
Saudações!! Caríssimo Saraiva;
Com alegria noite destas um morador de Buri contou-me sobre seu blog. A curiosidade e o interesse pela sua cidade fez com que eu navegasse entre os seus "posts" e viesse a ter sempre informações de como esta a cidade.
Quanto as suas observações, são pertinentes. Ser discordante tem la o seu preço, mas pelo menos podemos dormir com a consciencia tranquila de ser "uma voz ou letra" que disperta a comunidade, de não aceitar o velho e batido bordão de em que ser honesto é o unico predicado de um representante do poder publico. Ha de se pensar em horizontes mais amplos e deixar o mote do passado dos que roubavam e não faziam nada. Continue..cometa seus erros e acertos, isto faz parte do despertar de mudanças! Tolerância Zero...rs

Anônimo disse...

VERDE!!
Saudações!! Caríssimo Saraiva;
Com alegria noite destas um morador de Buri contou-me sobre seu blog. A curiosidade e o interesse pela sua cidade fez com que eu navegasse entre os seus "posts" e viesse a ter sempre informações de como esta a cidade.
Quanto as suas observações, são pertinentes. Ser discordante tem la o seu preço, mas pelo menos podemos dormir com a consciencia tranquila de ser "uma voz ou letra" que disperta a comunidade, de não aceitar o velho e batido bordão de em que ser honesto é o unico predicado de um representante do poder publico. Ha de se pensar em horizontes mais amplos e deixar o mote do passado dos que roubavam e não faziam nada. Continue..cometa seus erros e acertos, isto faz parte do despertar de mudanças! Tolerância Zero...rs

Anônimo disse...

E o vereador Rafael do Lauri que não faz nada,afastou do cargo de vereador para assumir a secretaria do meio ambiente de Buri.
Será que o secretário Rafael não tem voz ativa ou somente assumiu a referida secretaria para que a vereadora Angela do STECCA possa vir a Buri somente de 15 em 15 dias.
Quando estava na câmara sempre defendia o meio ambiente em palavras.
Reaja secretário, mostre seu trabalho, deixe de ser mais um cabresto do Prefeito Global.

buriense disse...

para "FELIZ"

Defina HONESTO.

Pelas coisas que sei sobre o prefeito, ele não se enquadra na minha definição.

Anônimo disse...

na tv eu assisto nos jornais e internete eu leio: "EVITE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA!!!" Realmente é uma vergonha o desperdício de água hoje em Buri ao lavar a rua. Não dá pra acreditar. Quanto a postura não tomada pelos dirigentes do PArtido Verde de Buri, acho normal. Rafael e Angêla não são daqui. São paraquedistas em nossa terra, parafrazeando o alcaide... Não têm nenhuma identidade com a terra e pouco lhes importa o que está acontecendo. Vergonha. PV - PArtido da Vergonha!!

RAFAEL, CADE O CQC?????????

Anônimo disse...

Até quando vamos ficar de braços cruzados vendo as barbaridades que esse homem que se diz prefeito mas é apenas um louco está fazendo com a nossa querida cidade,esse homem não tem nenhum po Buri,temos que protestar,mostrar a todos que ele apenas está destruindo aquilo que já estava feito para quem sabe poder desviar mais dinheiro,já que ele quer tanto fazer pela cidade porque não olha a saúde que está uma vergonha sem tamanho, quantos vão ter que morrer para ele poder fazer alguma coisa e se ele dependesse do SUS será que estaria assim....

Anônimo disse...

Vamos chamar o CQC para o nosso ilustrissimo prefeito já que ele gosta tanto de chamar a atenção acho que não vai se importar em receber o CQC não é....

Anônimo disse...

senhor saraiva sera que esse prefeito naum ta vendo os casos das adis que trabalham 5horas por dia e ganham mil reais a maioria tem nojo das crianças sou mae de uma criança da creche meu filho vai embora todo sujo acorda prefeito

Rafael Saraiva disse...

Oi Anônimo.
Fico surpreso com sua queixa, embora quero que fique a vontade para protestar neste blog.
Meus filhos estudam aqui na cidade, uma no Vitalino, outro na creche do centro.
Pelo que vejo meu caçula é muito bem tratado pelas ADI's, que prestaram concurso para tal mister.
Acho que você deveria reclamar com a Diretora de sua creche para esclarecer a situação, mas para isso tem, e deve, se identificar.
Quanto ao alegado salário, nada a comentar, mas saiba que tem aspone que ganha muito mais para não fazer nada, nem por 5 horas.
Quanto ao Prefeito acordar... Onde os filhos dele estudam?
Um abraço,
Rafael Saraiva