sábado, 10 de julho de 2010

E "tome bomba"...

Olá!
Desculpe-me pelo abandono, desta vez justificado pelo braço fraturado.
Ontem foi 9 Julho. Feriado paulista. "Dia da Revolução de 1932", dita "Constitucionalista".
Episódio histórico fascinante, embora conhecido por poucos (confesso que meus conhecimentos eram também limitados, falha amenizada após ler "Guerra das Elites", escrito pelo buriense João Brazílio Ramos Júnior - FS Editora - 2006).
Pois bem, estava eu a aproveitar o feriado, a deambular por Buri, quando, ao passar defronte a ex-praça da matriz, tive um lampejo inspirador que me fez compreender o avanço do atual alcaide sobre a Praça 9 de Julho, o qual, outrora, pré julguei depreciativo.
Na verdade -  passei a acreditar - o amável Prefeito Pit-Ú Fonseca, ao agir sobre nossa nossa praça símbolo, nada mais fez do que adequar o nome a imagem.
Não entendeu? Vou explicar:
Nas palavras do Engenheiro João Ramos, nossa Capital da Amizade foi "município mártir da Revolução de 1932", motivo pelo qual a figura de uma praça arborizada, com uma nostálgica fonte de águas coloridas, que ostentava canteiros verdejantes e floridos, não condizia com o fúnebre legado buriense referente a tal guerra civil.
Em suma, já que Buri foi aniquilada na década de 1930, em razão de tal revolução, o "9 de Julho" combina com destruição e não com evolução, destarte, o Garotão do Fantástico resolveu por abaixo o outrora formoso logradouro público para ali instituir o NADA!
Todos hão de concordar que a atual configuração da praça, obtida com sua desconstrução, sem chafariz, canteiros nem flores, com o piso frio, inexpressivo e cinza de concreto, combina muito mais com "nosso rude passado e suas sequelas"...

Caro leitor! Veja o lado bom nos disparates do prefeito. Faça como eu: contagie-se com o otimismo da UAB ou se finja de otário.
Esqueça que após quase 80 anos Buri voltou a ser bombardeada.

CALMA SARAIVA, chame o trem blindado...

revolucao


Ps. Bom fim-de-semana...

Ps2: Saúde com novo secretário? Será verdade ou apenas briga de família?
    

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu Saraiva...mais uma vez venho reconhecer sua expressiva e criativa forma de descrever as situações que acontecem em Buri..Parabéns mais uma vez...Gostaria de fazer algumas ressalvas, que deveriam estampar a matéria no seu caput...Quanto os burienses pagaram pelas reformas qeu envolvem a praça 9 de julho e suas adjacências, incluindo iluminação, a quadra de esportes, estacionamento, lajotas e calçadas. Isso ninguem divulga. Pelas informações dos aspones de plantão, o valor de tudo isso entre destruição e construção podem chegar a R$. 3 milhões, isso mesmo, TRÊS MILHÕES DE REAIS, tanto dinheiro tirado do cidadão buriense para fazer essa porcaria...olha que tem uzista que ainda diz que vale a pena..
É isso, enquanto criançinhas não nascem em nossa cidade, morrem no caminho, vamos gastar com cimento, afinal cimento não reclama.
Sobre a troca de secretário da saúde, temos que admitir qeu as reformas que o alcaide prometia nos palanques não estão se confirmando. Secretários da saúde, educação, obras, acessores diretos...todos ocupavam os memos cargos nos governos anteriores.
Não dá pra falar muito que o garoto é NERVOOOOOOSO....