quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uma década. Um novo lar.


Essa semana fez dez anos que eu moro em Buri.

Não digo que foi difícil me adaptar à nova cidade, pois aqui passei quase todas as minhas férias, carnavais, feriados, etc., mas também não singrei por um mar de rosas, já que me foram impostos alguns obstáculos que me fizeram duvidar da alcunha "Capital da Amizade". 

Fiz um punhado de amigos e conhecidos a granel. Também não escondo que colecionei desafetos, coisas da vida, mas ainda tenho certeza de que eles estavam errados (Idiossincrasia Saraiva).

Sinto falta de meus avós, Dona Olina e Seu Arlindo, que se vivos estivessem teriam tornado esses anos mais agradáveis. Que Deus os tenha.

A míngua de laços familiares mais sólidos, constituí, aqui, meu próprio clã, com uma honesta filha da terra, a qual me deu um adorável casal de herdeiros, sendo que a mais velha é buriense nata (sim! Naquela época burienses nasciam na cidade...).

No decorrer dessa década vi várias mudanças acontecerem: caciques políticos desbancados, messias se transformar em decepção e a falta da razão consagrada pelo sufrágio. Doutro lado, continuo sem ver soluções para velhos problemas (desemprego, geração de renda, saúde, etc.) e a testemunhar a resistente e sui generis "política buriense", famosa por seus despautérios, eficaz em dividir famílias e amigos, e que parece ter arraigado no DNA daqueles que lideraram o município.

Mas o saldo é positivo, não experimentei grandes prejuízos nesse decênio e, otimista, ainda creio, Buri, que  vai despertar de seu costumeiro torpor para que "o sonho de Inácio Xavier de tornar-te frondosa" enfim lhe seduza.

Que venham novos e cada vez melhores anos!

Abraço,

Rafael Saraiva

Ps.1: Para aqueles que incomodo, culpem a Marisa, a maior responsável por eu ter transformado Buri em lar.

Ps.2: Ma, isso foi uma declaração de amor...rs.

5 comentários:

Anônimo disse...

"....Sinto falta de meus avós, Dona OlinDa e Seu Arlindo, que se vivos estivessem ...» Tambem sentimos falta deles. Parabens por ter ampliado a herança deles e a defende-la com unhas e dentes. Nao ligue para os bebados q te importunam. Continue entre nós.

Editado pelo blog...rs

Marisa "Saraiva" disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marisa "Saraiva" disse...

Amor, te amo muito...
Saiba que estou e sempre estarei do seu lado.
Agradeço pelos belos e educados filhos que temos e não me importo pelas pessoas que te julgam ,pois todas são pequenas e não têm a coragem de fazer e dizer o que acham correto .
Te Amo e te admiro muito.
Má.

Anônimo disse...

Que legal Rafael, tb está fazendo dez anos que moro em Buri, terra abençoada que me acolheu.... Lembrei agora, que há dez anos, fui ao hospital local e encontrei uma pessoa na fila de atendimento com um anzol fisgado na cabeça. Lembra? kkk Um abraço da colega corinthiana!
Luciana Rossi

Pastor Ronny disse...

Olá Rafael, eu completei 4 anos na capital da amizade.
Eu acredito que essa cidade tem muito potencial de crescimento, acredito mesmo.
Espero que em todos os níveis da sociedade possamos ter o mesmo pensamento de fazer de nossa cidade um lugar melhor para viver, nossa igreja tem orado pelos governantes, pelos profissionais, pelas empresas, mas principalmente pela família buriense.

Clamo a todos a juntar-se a nós neste clamor

Pastor Ronny