terça-feira, 22 de março de 2011

Olêêê Porco... Olêêê Porco...

Caros leitores, 
Agora o buriense tem uma boa desculpa para praticar seu exercício predileto, o footing in the street, ou simplesmente: caminhar no meio da rua.
Isto porque nossas calçadas, notadamente as da Vila Sene, estão tomadas por entulho e, sobretudo, aparas de jardinagem e podas de árvores.
A culpa vocês sabem de quem é, claro. Do senhor... Cidadão!
Isso mesmo.
Embora o serviço de limpeza pública não seja exemplar, o maior culpado pelo emporcalhamento do passeio público - e da própria rua - é o indivíduo que amontoa seu lixo na mesma.
Não adianta simplesmente argumentar que a Prefeitura tem a obrigação de manter o município limpo, como forma de se desincumbir de suas responsabilidades, por que na prática as coisas não funcionam assim.
Meu amigo (ou mero curioso)!
O lixo não pode ser simplesmente empilhado sobre as calçadas, durante qualquer hora do dia.
Antes de dispensá-lo, é imprescindível que o mesmo seja embalado e colocado em horários preestabelecidos pela municipalidade.
No caso de grandes volumes, o ideal seria requerer uma caçamba junto a Prefeitura.
Vale ainda dizer que, no que tange ao lixo comum, é importante que seja colocado em suportes próprios, a fim de se evitar que os vira-latas que infestam a Capital da Amizade façam a festa. 
Não se olvide que o Poder Público tem o dever de organizar o serviço de coleta, disponibilizando meios eficientes para tanto e sendo pontual em sua prestação, o que, ressalte-se, não vem ocorrendo.
Confesso que desconheço as minúcias da legislação local sobre o tema, mas as ponderações ora exaradas se baseiam noutras cidades, onde "a coisa" funciona.
Todos sabem que cabe a cada indivíduo fazer a sua parte. Quando isto ocorrer, nossas súplicas serão ainda mais legítimas.
Por derradeiro, espero que a atual Administração tome uma providência, ao invés de simplesmente tolerar a sujeira, sendo que este post não visa isenta-la de responsabilidade. 
Abraço a todos e cuidado com os obstáculos.
Saraiva.

Ps: As prestadoras de serviço da Elektro também têm sua parcela de culpa no emporcalhamento de Buri, podando as árvores e simplesmente amontoando as aparas nas calçadas... Parece até a Sabesp que recorta o asfalto para expandir a rede e deixa as valetas abertas, ou simplesmente as preenchem com uma fina e tosca camada asfáltica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito feliz, sua colocação sobre este assunto, cada um é deve ter conciencia de seus atos, pricipalmente em se tratando do lixo onde falamos tanto em meio ambiente.

Anônimo disse...

saraiva a expressao footing in the street, seria mais ou menos pisando na rua, não caminhando na rua visto que a palavra em ingles para caminhar é walk .

nem publique esse comentário só corrige ai essa aberração

Rafael Saraiva disse...

Caro Anônimo,
Walk seria o equivalente ao verbo andar, enquanto footing, que deriva de foot, pé em português, conota "passeio a pé, "caminhada".
Referida expressão foi muito utilizada pela juventude brasileira dos grandes centros, nos idos de 1960 e 1970, e denominava os passeios onde ocorriam as paqueras.
Hoje poderia ser substituída pela gíria rolé ou o caipira banda.
Abraço,
Rafael Saraiva