terça-feira, 15 de março de 2011

Mais uma polêmica obra do prefeito Ú Fonseca divide opiniões em Buri.


Ao final desta manhã a pacata população da “Capital da Amizade” foi novamente surpreendida por uma obra pública, levada a cabo por Ú Fonseca.

Desta vez o alvo foi a “Praça dos Expedicionários”, edificada defronte a antiga estação de trens em homenagem aos pracinhas brasileiros que combateram na 2ª Guerra mundial, dentre eles ilustres burienses.

A obra em questão trata-se da demolição de tal logradouro, com a remoção de seus canteiros, jardins e até mesmo árvores, para a implantação de um estacionamento de veículos em 45°.

Como era previsível, a intervenção da administração em mais uma praça da cidade gerou polêmicas, dividindo opiniões.

De um lado, cidadãos criticam a “destruição” do local, asseverando que mais um monumento histórico do município restará descaracterizado, a exemplo do que ocorreu com a “Praça 9 de Julho”, bem como que tal obra implica na aplicação de recursos que deveriam ser destinados a áreas mais carentes e prioritárias, como a saúde.

Noutra senda, burienses simpatizantes da obra argumentam que a área transformada em estacionamento servirá mais a população, na medida em que faltam vagas para àqueles que fazem uso do Banco do Brasil ou freqüentam a feira livre que ocorre no local às sextas.

Há ainda, os que estão em dúvida entre a praticidade do estacionamento e o medo de que mais um trecho impermeabilizado no centro da cidade agrave as volumosas enxurradas, que chegam a interditar um viaduto próximo àquela área.

Sem tomarmos partido, independentemente de sermos contra ou a favor, nos limitamos a ponderar que a utilidade ou não da obra, embora seja questão de relevância, não pode ignorar o fato de que a preservação do patrimônio histórico local e também do meio-ambiente, embora não seja prática e barata, é essencial para a identidade de um povo e para a sobrevivência das gerações futuras.



30 comentários:

Isabela Fogaça disse...

É muito triste que a lei organica de nosso município seja ignorada. Não se mexe em patrimônio da população sem consulta pública.
Há prefeitos que pensam ser Deus, acima de tudo e de todos.

Anônimo disse...

Quem será a próxima vítima?
Pça. da Bíblia? Do Cristo?
E pensar que na época do JD a população tentou impedir o calçadão... Mas agora teme o Pit-Ú...

Anônimo disse...

Tava demorando... Na boa, vc não tem mais o que fazer?

Rafael Saraiva disse...

Talvez não, como você que perde tempo lendo este blog de 5º categoria...
Abraço,
Rafael Saraiva, nunca anônimo.

Anônimo disse...

Alguém pode processar a PM, levando em consideração as destruições que são feitas sem ao menos ouvir a opinião pública?

Anônimo disse...

ALEM DE DESTRUIR UM PATRIMONIO PUBLICO, ESTA ACABANDO COM A CULTURA DA CIDADE QUE FOI PALCO DA GRANDE REVOLUÇÃO DE 32. ATÉ QDO VAMOS AGUENTAR OS DESMANDOS DO ALCAIDE. SERA QUE NAO TEM NENHUM VEREADOR QUE VEJA ISSO
NAO FISCALIZA OS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO OU LEVAM VANTAGEM EM ALGUMA COISA. BURI IRA SE ACABAR ?. NAO TEM EMPREGO . A PREFEITURA NAO INVESTE NA POPULAÇÃO. UNICA COISA QUE O PREFEITO FAZ E SO ESTACIONAMENTO PRA COLOCAR OS CARROS QUE COMPROU. ESPEREM QUE ELE VAI ACABAR COM A PRAÇA DA BIBLIA E A DO CRISTO.
SERÁ QUE NINGUEM FALA COM O PROMOTOR SOBRE ESSA DESTRUIÇÃO DE PATRIMONIO E HISTORIA DO MUNICIPIO.
ESSE NAO SE ELEGE NEM PRA SER SINDICO DE PREDIO.VAMOS NOS UNIR E DERRUBAR ESSE HOMEM QUE ESTA DESTRUINDO COM A CIDADE SOMENTE PRA SATISFAZER SEU "EGO".
VA LEGALIZAR AS REFORMAS DO HOSPITAL QUE ALEM DE ILEGAL ESTA FICANDO UMA "PORCARIA" OS SERVIÇOS. ACORDEM VEREADORES, SENAO NAO SE REELEGEM TAMBEM, PORQUE ATÉ AGORA NAO TEEM NENHUM PROJETO UTIL PARA A CIDADE. CADE A FABRICA DE MOVEIS QUE O PREFEITO PROMETEU NA VILA ROSA....ESTOU ESPERANDO. AFINAL ERA PROMESSA DE PALANQUE DE SUA CAMPANHA E ATÉ AGORA ..NADA, NADA. ATE SUA SERRARIA VENDEU !!!!!. ACORDEM BURIENSES, OU "MUDA BURI".

MATHEUS DE OLIVEIRA disse...

OQUE É ISSO?
NÃO TEM NENHUM VEREADOR COM AQUILO ROXO PRÁ DEFENDER A CIDADE DESSA DEMOLIÇÃO DESVAIRADA QUE O PREFEITO ESTÁ FAZENDO.
A CIDADE ESTÁ SENDO DEMOLIDA PRÁ CONSTRUÇÃO DE ESTACIONAMENTOS,FAÇA ME O FAVOR ,O PRÓXIMO PREFEITO QUE COM CERTEZA SERÁ MELHOR QUE O ATUAL,RECONTRUA TUDO DE NOVO,EXATAMENTE COMO ANTES,ATÉ O CHAFARIZ DA PRAÇA E OS BANCOS COM ENCOSTO.

Paulo Tenório disse...

Nem vou falar sobre o fato histÓrico,que por mais louco que seja um bobo, preservaria, e por mais ordeiro que seja o povo lutaria pela sua preservação. PERGUNTO AOS VEREADORES: ESTAS OBRAS ESTÃO PREVISTA NA LDO E NO PPA?

Anônimo disse...

Só acho uma coisa, a praça dos expedicionarios não dava pra andar na calçada que não tinha meio metro de largura, e parecia um monte de tumulos aqueles canteiros, que não dava pra circular neles. Acredito que vá melhorar e que o lugar vá ficar mais bonito e iluminado, e nenhum bebado mijando e cheirando urina.

Anônimo disse...

sou contra quebrar a praça, pelo seguintes motivos.

- O Bairro nova esperança é um esgoto a céu aberto.

- O bairro além linha mais parece outra cidade, e uma cidade horrível.

- O bairro mariazinha mais parece uma cidade sem lei.

- a capelinha continua sem calçamento ou ao menos presença pública.

- a estrada buri/campininha tem mais buracos do que a praça recem quebrada.

- na cidade existem pouquissimos espaços históricos.

- se temos bebados andando pelas ruas e mijando nas praças, não é tirando a praça que vamos acabar com as mazelas de um viciado em alcool.

- a rua da escola julieta está esburacada desde o inicio do mandato, nem o lixo tiram das calçadas.

- não era uma prioridade, ninguem na cidade estava incomodado com a praça.

- nossa cidade não tem tantos carros assim, para mais um estacionamento público.

- a feira funciona uma vez por semana meio período.

- será que é mais fácil tirar uma praça para abrir espaço para um estacionamento para um único banco, do que brigar para instalação de mais um banco?

- a camara de vereadores usam um prédio alugado, e um prédio horrível, sem acessibilidade, não há como um cadeirante usufruir do prédio da camara.

- quebrar essa praça não apareceu no plano de governo do prefeito, nunca falou em palanque isso, e as coisas que falou, muitas delas ainda não aconteceram.

- sou contra quebrar a praça, mas minha indiganação poderia ser tida como um caminhão de terra na frente da minha casa ou até mesmo meu carro ser carregado por uma retroescavadeira.

sou contra comentários anonimos, mas minha cidade não tem maturidade para ouvir criticas.

Rafael Saraiva disse...

Realmente lamento pelo anonimato, mas como o "desabafo" não trouxe em seu bojo palavras de baixo calão, acusações vazias ou insinuações sobre a vida alheia, não só a publiquei como estudo a possibilidade de transformá-la em post.

Abraço,

Rafael Saraiva

Ps1: Só faltou dizer que o Banco do Brasil está de partida para o endereço da antiga Nossa Caixa.

Gregório de Matos Guerra disse...

Para um povo progredir, por mais medíocre que seja o nível do progresso, é necessário deixar de se importar com coisas pequenas. Criticar é fácil. Produzir é o grande problema dos Srs. Cite aqui, nobre Dr. Rafel e cupinchas afins, o que vocês fazem ou produzem em relação ao Município. Cidade sem progresso mental de seus habitantes, dá nisso aí !

Rafael Saraiva disse...

Liberei este comentário com intuito pedagógico, pois são ataques ignobeis como este que não serão publicados, principalmente quando anônimos ou assinado por codinomes.
Outrossim, caro "Boca do Inferno", você certamente faz parte daqueles que vivem pela política provinciana, e certamente aplaudirá seu mestre em qualquer situação, até mesmo quando flatula em público...
Abraço,
Rafael Saraiva.

Anônimo disse...

Meu post só não traz meu nome porque tenho medo.
- Medo de receber um caminhão de terra.
- medo de ter meu carro carregado por uma retroescavadeira.
- medo pelas pessoas que estão debaixo de minha tutela serem maltradas, não pelo prefeito e sim pelos que estão a sua volta que não aceitam o dialogo.

- eu quero dialogar, e para o senhor gregório, minhas ações ajudam muito a população de buri, muito mesmo. mas como eu disse não posso falar quem sou.

Não uso palavrões nem falo mal da vida dos outros, quero o bem de minha cidade só isso.

E espero que os próximos 2 anos tenha motivos para dizer com orgulho "eu moro em Buri!"

Anônimo disse...

Repito: Alguém pode processar a PM, levando em consideração as destruições que são feitas sem ao menos ouvir a opinião pública?

Gostaria que você, Rafael Saraiva, me respondesse a respeito disso, por favor.

Anônimo disse...

será um estacionamento ou uma quadra de esportes para satisfazer os desocupados de nosso município??uma cidade para evoluir precisa ter um passado,ou seja,memórias!!dinheiro do povo,gasto com mesquinharia,enquanto nem um hospital digno se tem (lembrando-se que ja se teve,mas acabaram tbm!)acorda Buri...

Anônimo disse...

Trabalhei por 10 meses na prefeitura, durante esse tempo vi e ouvi muitas coisas absurdas vindas da própria Prefeitura, um descaso com a população buriense principalmente com relação a saúde pública: descaso com os animais errantes na cidade, leite clandestino vendido nas ruas e comércio da cidade, carnes vendidas sem inspeção sanitária, esgotos a ceu aberto,etc. As árvores sendo cortadas, cadê a praça? Pelo que eu saiba toda cidade do interior tem uma bela praça. E vocês ACHAM que tem Secretaria do Meio Ambiente, pois em Buri não existe, pergunte lá na Casa da Agricultura...Para que lavar as ruas de Buri? Será que o Prefeito faltou as palestras sobre Meio Ambiente? Porque a resposta que ele disse foi: a água NUNCA vai acabar...Ah, o Estado dá muita verba pra Educação...e por isso precisou dar para cada diretora um carro??? Pra quê??? Por que não usa o dinheiro para algo da Educação que envolva Cultura, Ofinas, etc???
Saúde Pública: Por que o Prefeito impediria de vender leite clandestino nas ruas (um risco a saúde)...Provavelmente perderia votos na próxima eleição né Sr. Ú. Foram criados alguns projetos que iria beneficiar tanto o Produtor Rural do municipio como a população, quem disse que o Prefeito QUIS ir a frente do projeto? A desculpa? Falta de verba...pô mas o Estado havia mandado uma verba para a compra da Mini-Usina de leite, sabe o que ele fez? Devolveu o dinheiro...a desculpa? Falta de verba pra construir uma sala para alojar a Mini-Usina, que iria pasteurizar o leite do produtor e beneficiar escolas, asilo, creche, apae...mas claro dinheiro pra comprar carros e carros, caminhões, caminhão pipa...isso ele tem!...Agora eu pergunto quem colocou no poder essa aberração??? Você Buriense...o mesmo que tem o poder de tirar. Mas, todo mundo fala, fala, reclama, mas NINGUÉM, NINGUÉM luta pelos seus direitos...pq? Medo de repressão política? Provávelmente, ninguém quer ser mau visto, pq um é parente de fulano, de siclano e por ai vai...uma cidade tão bonita, grande geograficamente falando não pode acabar assim. A época do coronelismo acabou há muito tempo!! Por isso resolvi ir embora de Buri, mesmo ganhando pouco pelo meu cargo, eu queria trabalhar, queria fazer algo que fizesse a diferença daquilo que aprendi dos estudos e exemplos que tive, mas a única coisa que eu ouvi quando ia pedir recursos foi: Por que você quer trabalhar já não está ganhando o seu salário?? rs melhor rir do que chorar...

Anônimo disse...

Parabéns anonima que trabalhou na prefeitura.
É uma pena a senhora não ser valorizada,com a capacidade que tem.
Admiro muito sua pessoa, por não ser cabresto do prefeito na câmara de veradores.
É uma pena que pessoas honestas como vc, teve que deixar nosso municipio.
Sucesso para vc.

Anônimo disse...

Obrigada, pelo comentário acima!
Eu poderia me identificar aqui, mas por enquanto prefiro ficar assim, como anônima, e sobre o meu comentário, não deixei barato, não iria conseguir sair da cidade sem antes denunciar todos os fatos ao Ministério Público!Já que o povo buriense não se mexe, fiz o que era justo.

Anônimo disse...

Este post ganhou um volume, e está perto do recorde do blog.

Mas voltei aqui para verificar que meu longo post não foi rebatido pelos aliados do prefeito, visto que não falei nenhuma mentira, ainda quero colocar o meu total desprezo por obra tão inútil, visto que parece que será mesmo mais um local de estacionamento, não tem lógica nisso tirar uma praça para fazer um estacionamento.
Os defensores dizem que era por conta dos bêbados e casais de namorados.
Por essa ótica pensei.....
.... vou ligar para o Kassab e mandar tirar a praça da SÉ, Praça da república, praça ramos, Vale do Anhagabaú.
Eu estou revoltado com a retirada dessa praça, mas estou amarrado e só posso esperar pela democracia.
Eu gostaria de saber o que os senhores vereadores tem pra falar dessa praça, eles apóiam, não apóiam, nunca vi uma camara de vereadores tao omissa.

aproveitando saraiva, poderia abrir um espaço para algum vereador falar alguma coisa.
- Alguém sabe de algum projeto da camara de vereadores.
- alguém sabe por onde andam os vereadores.
- alguém sabe o que os vereadores aprovaram nesses 2 anos de beneficio para a cidade.
- alguém sabe dizer se os vereadores ainda moram na cidade, porque ninguém sabe por onde eles andam.
- os vereadores não tem um veículo de comunicação, nenhum deles tem um mísero blog, acordem meus amigos, vocês são pagos para trabalhar.
- posso garantir se vocês trabalhassem para qualquer pessoa já teriam sido demitidos com certeza.

GILMAR ROSA - VEREADOR disse...

Cara anônima

Gostaria de saber quem vc é.
Projetos de minha autoria há muitos, mas são todos vetados pelo alcaide.
Ainda moro em Buri, com muito orgulho no Conjunto São José, que é desprezado pelo atual administrador.
Muitos projetos foram aprovados sim.
Se eu descrever todos aqui, não haveria caracteres suficiente.
Um de meus vários projetos é a criação da Imprensa Oficial do Município para ser divulgado todos os atos do executivo e legislativo.
Mas como disse - meus projetos sempre são vetados.
Gostaria que vc estivesse na minha situação, no meio de legisladores que deveriam fiscalizar os atos do prefeito, mas não o fazem, por meros interesses pessoais - como um cargo de secretária,um caminhão de terra, uma assinatura receita de um dipirona.
Posso ter boas intenções, mas tem momentos que me sinto só.
Prefiro não ficar aqui discutindo com vc, mas estou a sua disposição na câmara para discutir idéias.
Pois acredito que vc tem boas idéias em favor de nosso povo buriense.

GILMAR ROSA

Anônimo disse...

É POVO DE MINHA QUERIDA BURI O PROGRESSO EM NOSSA CIDADE TA QUE NEM CARANGUEJO ANDANDO DE RÉ E OLHA QUE PEDI PARA VOTAREM NELE E VAMOS MAIS UMA VEZ NOIS PÕE NOIS TIRA

Anônimo disse...

Realmente deveria ter uma Imprensa Oficial do Município, bem diferente daquele site que criaram para a PM, que de vez em nunca aparece conteúdo novo, sempre com o mesmo começo e fim.

+ ou - assim:

A excelente administração de...

... isso é mais uma obra realizada pela administração honesta e competente de nosso município.

Pastor Ronny disse...

Sempre que acho justo faço um comentário aqui, pelo que me lembro esse deve ser o quarto ou quinto.
Gostaria de incentivar o Vereador Gilmar a criar um blog,um site, um facebook, algo para falar de seus projetos vereador.
Todos os dias faço uma oração pelos vereadores em meu programa de rádio.
Parabéns pela coragem em aparecer por aqui num espaço tão criticado.
Faço um convite a todos os vereadores a criarem um meio de comunicação.
Se não me engano a Câmara deve ter uma verba para propaganda.

Deus abençoe a cada um.

Anônimo disse...

Acesse o site do VEREADOR GILMAR

www.gilmar.ilax.com.br

Em breve notícias novas

estou editando algumas Leis e também mudando o provedor

Anônimo disse...

Atualmente,não há qualquer motivo para se mostrar a nossa cidade para um visitante. São bairros sujos, sem qualquer ponto turístico, o centro da cidade por pouco não perde todas as árvores, a praça central foi totalmente descaracterizada e agora o que poderia ser um ponto histórico e que chamaria alguma atenção do forasteiro, por causa da estação do trem, etc...estará logo se tornando um estacionamento e naturalmente por causa da feira pública, se tornará um estacionamento, sujo!
O que o visitante levará como lembrança desta que poderia ser uma cidade agradável? Nada! Buri está cada vez mais parecendo um bairro da periferia de ... Itapeva.
Infeliz e tristemente, Buri está se tornando cada vez mais uma cidade ...com a cara de se atual prefeito...FEIA !

** Anônimo com apelido "DATA VENIA!**
não esqueceu, né?!

Helena22 disse...

eu helena acho um abisurdo pois nasci na cidade de buri e gosto muito das praças e fiquei triste al saber que seriam destruidas as praças pois acho que o prefeito deveria se preocupar com outras coisas mais inportantes a fazer na cidade de buri.....

Anônimo disse...

Para o sr.Administrador atual de nossa cidade de BURI, admistrar deve ser:
--- Podar, cortar, destruir todas as árvores da área urbana.
--- Deixar a cidade imunda.
--- Transformar as vias publicas...somente lugar para automoveis...
--- Não deixar qualquer lugar seguro para os pedestres.
--- Acabar com todos as praças, transformando´-as em lugares horrosos, sem qualquer ajardinamento...somente cimento.
--- Fazer com que cada vez mais; menas coisas interessantes temos para mostrar aos visitantes...
---Enfim...Admistrar é para ELE é acabar com o que já tão pouco tinhamos...e deixar nada...nada para os cidadãos burienses...nada para o próximo Administrados...por que com certeza...teremos outro...Esse não pode ser reeleito de maneira alguma!

** Anônimo com apelido "DATA VENIA!**

douglas siva disse...

eu sou contra ,pois o hospital ta lá fas mais de 2 anos parado o dinheiro que ele usou destruindo praça e pontos históricos como a fonte da"nossa" praça poderia ser investido la ,poderia mas ñ foi ,eu tenho certeza que no ano da politica ai ele vai começar a fazer as coisas mas ja e tarde!

Anônimo disse...

o hospital não esta parado não, ja esta pronta uma nova ala para começar a ser usada.